quinta-feira, dezembro 07, 2006

Convivendo com a neve

Ontem e hoje estava em uma cidadezinha chamada Goose Bay, na província de Labrador. E hoje estou em St John's, na provincia de Newfoundland.

Conversando com as pessoas eu vejo como a neve impacta o dia-a-dia das pessoas, e vou descobrindo algumas coisas interessantes:

- 2 vezes por ano você tem que trocar os 4 pneus do carro, já que existem pneus para o verão, e outros para o inverno (hoje andei em um carro que estava ainda com pneus de verão, e foi uma aventura à parte cada parada nos sinais de trânsito deslizando no gelo)

- Se você deixa seu carro parado na rua durante algum tempo, e não lembrar direito onde parou, pode ser que você só vá encontrá-lo no verão depois que a neve derreter!

- Para receber a mesada, no verão os filhos aparam a grama, e no inverno tem que tirar a neve da entrada da garagem (no início do inverno eles gostam porque em geral usam um equipamento elétrico que tira a neve do caminho e joga pro alto e pro lado, mas depois....)

- Não é simples ligar o carro com um tempo assim: você tem que aquecê-lo, e algumas vezes plugar a bateria numa tomada pra ele começar a funcionar... Fora que algumas vezes você não consegue abrir a porta do carro porque fica tudo congelado... Tem que andar com uma escovinha no carro para tirar o gelo do para brisa e conseguir dirigir. Quem tem pick-up fica levando de um lado para outro aquela montanha de neve na caçamba.

- Os carros mais modernos tem aquecimento nos bancos dianteiros - uma maravilha!

- No inverno você tem que levar um kit sobrevivência no carro no caso de ficar preso dentro do carro depois de alguma tempestade de neve: kit com cobertor, comida enlatada, água, etc.
- Muita gente usa skidoos (ou snowmobiles) para se locomover - em alguns lugares é bem mais prático do que sair de carro com a quantidade de neve que tem!
(por falar nisso, estou doida pra experimentar andar em um!) Eles vieram substituir os trenós que eram levados por cachorros (tipo Husky siberiano).

- Quando você vai viajar de avião, algumas vezes eles tem que fazer o "de-icing" (literalmente descongelar a aeronave para conseguir decolar). Se a torre demorar a autorizar a decolagem, acaba tendo que "de-ice" de novo... Fora a neve que fica na pista, que tem que ficar sendo retirada a cada avião que chega ou decola durante uma nevasca..

- Esportes favoritos:
. Hockey (paixão nacional, o futebol dos canadenses...)
. Patinação no gelo e ski na neve
. Ice Fishing - os caras vão para um lago congelado, abrem um buraco no gelo com umas brocas, e ficam lá com uma vara de pescar que na verdade é um pedaço de madeira de uns 30 ou 40 cm com um arame na ponta onde prende a linha (nada de molinetes) - que disposição para ficar congelando esperando o peixe pegar a isca! A vantagem é que ele já vem congelado!

Eu fico imaginando... no Brasil, quando tem aquele dia friozinho dá aquela vontade de ficar de preguiça debaixo do cobertor... imagina se praticamente todos os dias do ano fossem assim, e pra piorar não "friozinho" e sim congelante?

3 comentários:

Anônimo disse...

Filha,
Quanto mais eu leio vc falar dos outros países, mais eu amo a minha terra, por mais mazelas que ela tenha!!
Beijos
Mamãe

Ferno disse...

Ana, seu blog tá um banho de cultura... Muito legal. Bjs. Ferno

Anônimo disse...

Querida neta, demorei em descobrir que "Out of Africa" resucitou, agora teria de ser "Out of Canada" ou "Out of the Freezer". Concordo com que Toronto é uma bela cidade, estive lá em 1978, à serviço, e gostei muito, coincidentemente nesta mesma época do ano, com frio e neve. Carinhos do Vô Sten
15-XII-2006