domingo, janeiro 07, 2007

St. John's

Com a correria habitual de final de ano, só agora consegui parar um instante para contar a última parte da minha viagem para o Canadá.

Logo depois de Goose Bay, fiz uma rápida visita a St.John's (rápida mesmo: menos de 24h).
St. John's é uma das cidades mais antigas do Canada, fundada em 1497, tem cerca de 100 mil habitantes e fica no extremo leste do Canada em Newfoundland.

Apesar do pouco tempo que passei lá, posso dizer que fiquei encantada com a cidade. A paisagem linda, o estilo das casas, o clima (muita neve, mas temperatura agradável comparado aos outros lugares que eu fui), bons restaurantes, a simpatia das pessoas... Uma curiosidade é que a cidade tem a maior concentração de bares e restaurantes per capita da America do Norte! Pena que pelo pouco tempo que fiquei só conheci um restaurante, e por sinal era muito bom.

Sendo o ponto mais ao leste do Canada, acaba sendo uma ligação natural com a Europa - ponto de parada de transatlânticos e outros navios indo para a Europa, que depois só param na Irlanda. A foto aí embaixo mostra a enseada que leva até o porto.
Inclusive lá em St John's foi o lugar onde foi recebida a primeira mensagem wireless transatlântica, em 1901.

P.S. O El Niño realmente vem confundindo o clima da terra: em geral lá só neva a partir do final de dezembro. Esse ano começou a nevar em outubro. E no inverno passado esteve tão quente que só nevou em fevereiro. O que será do nosso planeta se as coisas continuarem assim?

Um comentário:

disse...

O clima ta doido mesmo. Aqui na Europa foi justamente o contrario. No ano passado fez um frio fora do normal, nevou em Paris em pleno novembro.

Ja esse ano ta mais parecendo inverno de SP de tão quente! Ainda nem chegou a 0° e nem nevou em Paris. Também vi que tem feito temperatura positiva em Moscou.

Se bem que eu até prefiro que não faça tanto frio... pra mim ta otimo assim!