quinta-feira, outubro 11, 2007

Relax

Na última vez que sai de férias, resolvi ficar no Rio. Mas não consegui descansar como gostaria porque estava correndo atrás de um apartamento para morar, e resolvendo todos os problemas que estavam pendentes.

Dessa vez resolvi realmente relaxar: vim passar 10 dias em Luanda! Estou a-do-ran-do! Aqui eu não tenho compromissos, não tenho coisas para resolver, então me obrigo a descansar. Acordo todos os dias depois das 10h, leio livros, vejo filmes em DVD e coisas inúteis na internet...


Luanda, como sempre, me surpreende a cada vez que venho. É incrível ver as mudanças que a cidade vem passando nos últimos anos: a reconstrução pós-guerra civil patrocinada pelos enormes investimentos estrangeiros da indústria do petróleo muda a paisagem da cidade, trazendo infra-estrutura, novos negócios e mais investidores. Os vôos chegam lotados à Angola com pelo menos 70% de chineses e filipinos que vem trabalhar na construção civil. Pequenos investidores de vários lugares do mundo (muitos brasileiros) vem para o país montar pequenos negócios que geram mais empregos, renda, e ajudam a impulsionar ainda mais a economia. Hoje já temos aqui uma rede de padarias brasileiras, restaurantes para todos os gostos e bolsos, shopping center, cinemas, tem até um Bob's no lugar mais badalado da cidade e um mega hotel 5 estrelas sendo construído. O problema é que o custo de vida ainda é elevadíssimo. Grande parte dos produtos que encontramos no supermercado ainda é importado (pois não tem produção interna para suprir a grande demanda), fora o preço que se paga pelos serviços básicos como água e eletricidade - aqui precisa ter um gerador em casa para garantir energia elétrica disponível 24h/dia.


Depois de 26 anos de guerra civil, o país tem que passar por um período de transição para se reestruturar. Mas aqui o ritmo é acelerado...

Nenhum comentário: