segunda-feira, janeiro 28, 2008

Australia Day

No dia 26 os Australianos celebraram o Australia Day, que é o maior feriado nacional, que comemoram o estabelecimento da primeira colônia européia (1788). Todos usando as cores da Australia, bandeiras nos carros, rostos pintados... É bem legal de ver o patriotismo deles (que no Brasil só vemos de fato na época de copa do mundo!). Também foi legal saber que, como o feriado caiu no sábado, eles transferiram para segunda para que todos tenham um day-off!
Daí, aproveitei o final de semana prolongado aqui para fazer um passeio que tinha me chamado a atenção desde a minha primeira vinda aqui, vendo um desses folders com pacotes turísticos, e nunca tinha conseguido ir porque é mais distante.
Fui com um colega de trabalho para Fraser Island, a maior ilha de areia do mundo (123km de extensão). Soube na última quinta-feira que era feriado na segunda-feira - apesar de ser em cima da hora conseguimos um hotel em Hervey Bay (cidadezinha de onde saem as balsas para a ilha) e um carro 4x4 alugado, único tipo de carro que pode trafegar na ilha, já que ela é feita totalmente de areia.
Hervey Bay fica a 3,5h de carro vindo de Brisbane. No caminho passamos por Noosa, que fica na Sunshine Coast. Algo curioso: muitas pessoas na praia estavam com uma bóia verde e amarela em formato de chinelo - quando vi mais de perto descobri que eram da Havaianas, que fez em comemoração do Australia Day, vendidas por 30 dolares cada!
Dica: ajuste sua agenda para fazer as refeições no horário certo...
Na chegada à Hervey Bay, as 16h, lembramos de um pequeno detalhe: os restaurantes só funcionam na hora do almoço normal - acho que até umas 14 ou 14:30h e depois só reabrem para o jantar depois das 17 ou 18h e fecham a cozinha as 21h! Só achamos um lugar aberto na cidade toda para comer - um típico "Fish & Chips", e apelei para um cachorro quente com batata frita, única coisa disponível que não era peixe... Jantar, nem pensar... A fome bateu as 21:30 quando todos os restaurantes que ainda estavam abertos só estavam servindo bebidas já que a cozinha tinha fechado. Resultado: meu jantar foi bolacha agua e sal e cream cheese, que eu tinha comprado para o cafe da manhã do dia seguinte...
No proximo post eu conto a aventura em Fraser Island em si.... Só tenho a dizer por agora: um paraíso!!

Nenhum comentário: