quarta-feira, fevereiro 06, 2008

Trapped

Esta terça-feira em Maputo foi bem complicada - várias manifestações na cidade toda contra o aumento da passagem dos "chapas" (parecidos com os "candongueiros" de Luanda, transporte público usado pela maioria da população).
Ergueram barricadas e bloquearam as principais vias da cidade, queimaram carros e pneus, apedrejando os carros que tentavam passar. A polícia reagiu confrontando a multidão com balas de borracha, mas pelo que apareceu na Reuters uma pessoa morreu.
No meio desta confusão, lá estava eu, chegando no aeroporto de Maputo depois de uma viagem cansativa vindo de Brisbane. Os manifestantes fecharam a principal via de acesso ao aeroporto. Vi algumas pessoas conseguindo sair com segurança armada e escolta, pick-ups com uns 8 caras na caçamba com máscaras de gás, fuzis e bombas de gás para lançar na multidão que tentasse se aproximar.
Resultado: ficamos durante 7h no aeroporto esperando a situação se acalmar, o que não aconteceu. No final das contas descobrimos que tinha um voo que chegou de Johannesburg (quase vazio, porque a maioria dos passageiros resolveu não arriscar vir), e me mandaram voltar nele - o que eu consegui depois de muita correria, correndo literalmente na pista do aeroporto para entrar no avião.
Uma pessoa da minha empresa chegou neste voo da tarde não conseguiu reembarcar, e soube mais tarde que ele e o motorista conseguiram sair do aeroporto com escolta armada.
Por mim eu ficava mais um pouco e tentava entrar na cidade com a escolta - no big deal. Eu moro no Rio, e coisas assim acontecem - traficantes fechando túneis, linha amarela, etc... Eu reconheço que eu tendo a minimizar os riscos, e fico achando que tudo isso foi exagero, mas de repente quando se é estrangeiro em um país a situação muda e temos que ser mais conservadores...
Agora estou em Johannesburg, depois de uma noite de descanso, esperando notícias atualizadas para tentar voltar para lá.. :-)

2 comentários:

Anônimo disse...

Querida filha
A sua vida é mesmo uma LOUCURA!!!
Pelo menos vc não pode se queixar de MONOTONIA!!
Que Deus proteja vc!
Beijos
Mamãe

Anônimo disse...

Concordo com as suas reflexões finais. Em país estrangeiro procure ficar neutra. Se houver manifestações, afaste-se.