Tive uma experiência interessante na minha última viagem à Sudbury: visitei uma mina subterrânea chamada Creighton Mine, e cheguei a uns 2,5km de profundidade. Isso é muuuuito fundo. Do lado de fora a temperatura estava perto de 1 grau. Lá embaixo chega a +35C.
Depois de uma "agradável" jornada de 12 minutos descendo em um elevador escuro com mais umas 40 pessoas, andei por um túnel (esse aí da foto, que é a única entrada/saída da mina), desci até o ponto mais fundo do lugar em uma pick-up, cheguei ao que o pessoal chama "the deep". Quem é claustrofóbico não entraria lá por nada nesse mundo. É muito interessante o desafio diário deles da logística de levar água e ar para garantir a sobrevivência das pessoas naquele lugar tão incomum, além dos suprimentos dos materiais normais para operação. E ainda tem a questão de garantir a segurança de tantas pessoas no caso de algum acidente, desmoronamento ou vazamento de gás.
Me impressionei também com a tecnologia envolvida numa operação dessas: eu entrei em um equipamento que faz furos para colocar explosivos e abrir novos túneis. Parece um video game! Ar condicionado, música ambiente, joysticks, tudo computadorizado para movimentar 2 enormes braços robotizados e fazer os tais furos.
Em tempo:
Sudbury é uma cidade a 400km a noroeste de Toronto, que basicamente cresceu por causa da mineração. A paisagem é realmente linda, com lagos por todos os lados, e lugares que parecem vindo de um filme de cinema. Pena que não tive muita oportunidade de conhecer melhor a cidade...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário