domingo, novembro 26, 2006

Thompson

A maior parte da população do Canadá fica no sul, beirando a fronteira com os US. São 32 milhões de pessoas, em um território maior que o Brasil. Quanto mais ao norte, mais inabitado por causa do frio intenso.

Thompson é uma cidadezinha de 15 mil habitantes no norte da província de Manitoba (a 3a. maior cidade da provincia), perto do círculo polar ártico. A cidade nasceu por causa da mineração na década de 50. A maior parte da população da região é de aborígenes, que fazem parte das chamadas "First Nations" - os tão famosos "esquimós". Tem um idioma próprio muito interessante, o Inuktitut (caracteres silábicos, como esses aí do lado).

Minha estadia em Thompson foi curta - só 3 dias - mas foi uma experiência realmente interessante. Primeiro porque pela primeira vez pude realmente ver neve (muuuita neve!). Além disso pude vivenciar uma temperatura de -24 graus, com sensação térmica de -32... Olha que ainda é outono! No inverno chega a -40. (Acho melhor voltar lá só no verão...).
O lugar é realmente lindo. Mas pela que não pude ficar muito do lado de fora, porque a gente congela em poucos minutos.

Essa foto aí tirei na área perto da mina, onde fica a refinaria de Thompson. Não consegui tirar boas fotos da cidade porque eu saída do hotel antes das 8h e voltava depois das 17h, e não pegava luz do dia. Nessa época do ano eles tem muito pouca luz do sol, em compensação no verão amanhece às 4h da manhã, e só anoitece perto de meia-noite.

Definitivamente, meus padrões de temperatura mudaram depois dessa viagem. Cheguei em Toronto, estava uns 7 graus, e já estou achando um agradável sol de verão! :-)

Um comentário:

Anônimo disse...

Vi a cidade de Thompson pelo programa Earth, onde se ve a cidade em tempo de verão. Ve-se uma mineração logo do lado da cidade e também junto a estrada para o aeroporto (menor).
Fica claro que é uma cidade pequena, de ocupação horizontal.