segunda-feira, janeiro 16, 2006

Johannesburg

A vida aqui na África do Sul (principalmente em Johannesburg) gira em torno de quem tem carro.

Os transportes públicos são raros e ineficientes (podem até existir, mas eu nunca os vi).
Os táxis não são confiáveis (sempre com o risco de você não chegar no seu destino), e custam uma fortuna.
A maioria dos prédios não tem entrada de pedestres - quem está a pé (como eu), tem que entrar pela cancela da garagem.
Não é seguro andar na rua a pé, muito menos sozinha. O crime é um problema seriíssimo por aqui, principalmente crimes violentos – então, não se pode dar bobeira...

Resumo do meu final de semana: entrei em casa na sexta-feira à noite depois do trabalho (vim de carona, porque não posso voltar sozinha pra casa), e só sai segunda de manhã.
E ainda não tenho internet em casa, e o telefone não está funcionando. Quando resolvi ir para a piscina do prédio, começou o maior temporal.
Fiquei assistindo filmes na TV – sorte que eu pelo menos tenho TV a cabo!

Pior que nem pedir comida em casa eu consegui ainda, porque a taxa de entrega é uma fortuna (quase o preço da refeição!) - Estou me virando com o que eu tenho em casa.

Curiosidades:
- Cada província tem pelo menos um idioma nativo (que eram dos povos da região antes da colonização), além do inglês e do Afrikaans. Ou seja, são várias línguas oficiais no país. Aqui em Johannesburg tem o Zulu, que é a que os negros falam entre si. O Afrikaans é uma língua meio parecida com o holandês arcaico (porque aqui foi colonizado por holandeses e depois pelos ingleses). -- Acho que é por causa destes idiomas que as pessoas daqui tem o inglês com sotaque tão carregado. :-)

- Os shoppings e supermercados fecham às 18h todos os dias. Acho que só restaurantes e cinemas ficam abertos até mais tarde. Até onde eu ouvi falar ainda é uma herança do apartheid, quando os negros tinham o "toque de recolher" às 19h.
- Pra quem não sabe, aqui o trânsito é com mão-inglesa... (vamos ver como me adapto...)
- As pessoas não têm costume de sair para almoçar nos dias de trabalho - todos comem sanduíche no escritório mesmo, e saem às 17h “Sharp”
- só os brasileiros mesmo ficam até tarde da noite...
- É em Cape Town que fica o famoso Cabo da Boa Esperança (das nossas aulas de História do Brasil), e o Cape Point (o encontro dos Oceanos Atlântico e Índico). Lugares lindíssimos que vale a pena conhecer – recomendação para quem quiser fazer turismo por aqui.

5 comentários:

Anônimo disse...

Oi, Ana!
Que bom ter notícias modernas suas. Fico feliz que esteja se adaptando apesar do primeiro final de semana não ter sido muito animado... tenho certeza que, daqui pra frente, só vai melhorar e lembre-se de nós que estamos daqui de longe fazendo aquela torcida para que esta sua experiência de vida te traga muitos ensinamentos.

Bjos,

Ju Bonomo

Renato disse...

Hi Ana!!
Seu blog tah ficando famoso, hem?
Se cuida, hem! Nada de ficar andando por aí!

João Francisco A. Enomoto disse...

Fala Ana. Nossa, meio tenebrosas as coisas ai não? Digo, "toque de recolher" e uma violência de dar inveja a São Paulo. Wow! Enfim, tome cuidado ai e aproveite sua estadia na África! Aguardo mais impressões suas =o)

Bjocas!

Anônimo disse...

Olá Aninha,

Tudo bom? Acabei achando o seu blog por acaso. Estou buscando informações sobre a África do Sul. Não sei se vc ainda continua a acessar esse blog, mas se sim, seria muito legal se pudessemos trocar alguma idéia sobre a África do Sul. Valeu!!!
Junior

Anônimo disse...

oi queria falar com vc pra trocar umas ideias sobre africa do sul se ainda usar esse blog me adiciona
loop_descontrolado@hotmail.com
para trocar informações se possivel abraços fica com Deus