domingo, janeiro 29, 2006

Nyonié

Aproveitei o final de semana para conhecer um pouco da região. Comprei um pacote turístico para Nyonié, que fica na reserva florestal de Wonga-Wongue.
Saímos no sábado de manhã, 1:05h de lancha pelo estuário, passando por uns rios totalmente intocados, somente com o mangue nas margens e florestas tropicais. Saltamos em um pequeno vilarejo (pequeno mesmo, umas 15 casas no máximo), somos recebidos por pick-ups que nos levam por uma estrada de terra e lama de uns 20km até chegar na pousada.

No meio do caminho nos deparamos com pegadas de elefantes que passaram por lá há poucas horas, e cruzamos o ponto exato onde passa a linha do Equador, indo para o hemisfério sul da Terra, passando por savanas e florestas lindíssimas.
A pousada é totalmente rústica, energia elétrica a base de gerador, quartos simples (com banheiros coletivos do lado de fora). No total éramos um grupo de 25 turistas, entre franceses, italianos, austríacos, um japonês e brasileiros.
A praia é totalmente selvagem, a água quente como no nordeste do Brasil, muitos siris pequenininhos e muitas toras de madeira nobre (estas toras são transportadas pelo mar, unidas por cordas. Em dias de mar agitado algumas de desprendem e vão parar nas praias da região).

Fizemos um "safari", mas na verdade só serviu para ver uns búfalos, um macaquinho de longe e uma cobra no meio da estrada - frustração, porque eu queria mesmo ver os elefantes.

No domingo, enquanto o pessoal da pousada acordava 5h da manhã para caminhar na floresta aproveitei para ficar na praia, no mar, vendo os golfinhos e curtindo o barulho das ondas e dos pássaros (sem ouvir vendedores de picoles, cerveja, etc como temos no Brasil...). Algo surreal.... A praia é maravilhosa...

Bom, resumindo: foi ótimo para sair da realidade de trabalho e recuperar as energias...

3 comentários:

Anônimo disse...

Não fique frustrada, pois os elefantes podem ser temperamentais. Quem sabe, em outro passeio, voce veja elefantes e gatinhos (tais como leões).
Beijos, Papai

Renato disse...

Hi Ana! Que bom que vc achou um local pacífico por aí! Aproveite bem a praia!
E no Brasil existem praias desertas... é só uma questão de procurar =D
Besos, B

Ferno disse...

Ana Lia!!! Me amarrei no seu blog, está muito cult.